“Esta empresa só obteve sucesso por conta do marketing”. “Marketeiro fala bem”. “O marketing que fez”. Frases como essas são comuns em nosso cotidiano, não é mesmo?
Teoricamente, as afirmações acima não estão erradas, mas são simplistas se pensarmos nos conceitos e atividades que o marketing abrange.
A melhor definição que já ouvi sobre o termo marketing foi: “Entender o mercado para atender o mercado”. A frase, que parece simples, expressa claramente o que o profissional da área faz – ou pelo menos deveria fazer.
Por muito tempo, o marketing foi visto como algo banal ou uma função que embeleza a organização. Perfumaria.
Entretanto, de uns anos pra cá, a profissão assumiu um papel primordial nas empresas. A fórmula para esta mudança de postura dentro do mercado de trabalho é simples de explicar.
Primeiro, o público mudou. Os consumidores estão mais informados, exigentes, se preocupam com questões sociais e ambientais, querem ser ouvidos e querem participar dos processos da empresa.
Em segundo lugar, o mercado também mudou. A concorrência está agressiva, a margem de lucro precisam ser enxugadas a todo instante, as organizações precisam inovar constantemente e por ai vai.
Adivinhe quem prevê e participa diretamente de todas as decisões deste contexto: o marketing ou marketeiro – chame como quiser -, claro!
Desse modo, o pesquisador Silvio Meira defende que o marketing precisa se reinventar para conseguir atender toda esta demanda.
E ai, aceita o desafio?
Fonte: Mundo do Marketing