O jornal impresso acabou. A televisão não tem a mesma força. A internet é o principal meio de comunicação. Frases como essas são comuns em discussões sobre mídia, jornalismo e disseminação de informação. Mas, será que essas afirmações, realmente, condiz com a verdade?
Não é um erro de um ou de outro, mas da maioria: temos o hábito de acreditar que a nossa realidade é a realidade generalizada, ou seja, se eu, meus amigos e vizinhos temos internet banda larga, temos a percepção que todos têm banda larga e, assim, sucessivamente.
Entretanto, uma pesquisa realizada pelo governo federal sobre hábitos de mídias revela que a realidade do brasileiro não difere de décadas passadas – salvo alguns exceções. Vamos aos números.
Dos 18 mil entrevistados, 97% assistem TV, 65% fazem isso todos os dias, em uma média diária de 3 horas e meia.
A maioria (53%) nunca acessa a internet, porém quem está lendo este texto não faz parte desta amostra. Deixe eu tentar adivinhar: você tem entre 18 e 25 anos, ensino superior completo e conta no Facebook, certo? Não se assuste, este é a perfil da grande parcela que está na rede.
Fonte: Folha De S.Paulo